domingo, 11 de maio de 2014

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

         O programa de pesquisas, cuja a ação inicia a partir de 2014, é em conjunto com a Secretaria  Municipal de Educação e com a parceria do Iphan no primeiro ano, contando com o apoio da PMSPA, Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Secretaria do Meio Ambiente,  visando o trabalho de resgate e preservação da memória das famílias na área rural de São Pedro da Aldeia; valorizando a história, o patrimônio e a cultura rural local, assentados na preservação de tesouros culturais materiais e imateriais, cujas ações são assim distribuídas: Pesquisa, registro e divulgação na e com a comunidade; articulação com grupos e pessoas; intervenções pedagógicas nas festas locais, educação do olhar dos alunos com relação ao patrimônio (material e imaterial) e implantação de Projetos Políticos Pedagógicos nas Escolas de São Pedro da Aldeia através de palestras realizadas e incentivo a pesquisa.


Vestígios de cerâmica Tupinambá na localidade limite entre Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia
Foto: Elizabeth Franco
       O reconhecimento do patrimônio estimula a população local na tomada de consciência, compreensão e a valorização das raízes histórico-culturais de suas famílias, pois o ser humano tem a necessidade de se enraizar em valores culturais para adquirir um pertencimento real a um ou múltiplos lugares.
          Escolas do Campo que foram envolvidas no Programa de Pesquisas até agosto de 2017: Escola Mz Capitão Costa, Escola Mz Pequiá, Escola Mz Elízio da Costa Moreira, Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva, Escola Mz Retiro, Escola Mz Manoel Martins Teixeira, Escola Municipal São Francisco de Assis, Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares, Escola Municipal Vidal de Negreiros, Escola Municipal Antônio Vieira de Andrade (fechada em 2015), Escola Municipal Adalgiza da Silva Lobo e Escola Mz Paulo Roberto Marinho.
          A partir do dia 07 de agosto de 2017, a pesquisa volta a ser autônoma se desvinculando da Educação do Campo/SEMED, tendo em vista que é uma pesquisa vinculada ao nome da pesquisadora e a mesma não se encontra mais no cargo de Educação do Campo. Entretanto, todo o  histórico e parcerias continuarão na página inicial para que todos conheçam sua trajetória.

             Responsável e autora da pesquisa: Professora/pesquisadora Elizabeth  S. A. Coutinho Franco (que desde 2009 já observava e levantava a história em torno da Escola Mz Capitão Costa, onde lecionava Ciências). Anteriormente, o projeto de pesquisa era denominado Identidade em torno da Cruz.


Elizabeth Santos Azeredo Coutinho Franco
Pesquisadora - Bióloga - Docente no Ensino Médio - Condutora Ambiental 

      A Pesquisa tem a intenção levar conhecimento a todos abertamente.


          A pesquisadora do Resgate da memória rural aldeense, teve a oportunidade de palestrar duas vezes durante o I Congresso Internacional de turismo e pluriculturalidade (Aquilares) e uma palestra na Universidade de Santiago del Estero (Santiago del Estero), em setembro de 2017 na Argentina. A professora pesquisadora falou sobre os trabalhos realizados na educação e no turismo através dos materiais da pesquisa, falando e mostrando fotos de própria autoria sobre São Pedro da Aldeia, enfocando sobre patrimônios, pessoas e educação patrimonial. Também foi apresentado o trabalho realizado como Condutora Ambiental no Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb. As palestras foram ricas em fotos. A troca de conhecimentos e práticas foi bem proveitosa e divulgada tanto nossa riqueza ambiental, como patrimonial e histórica da cidade. Todo o evento e estadia foi organizado através da equipe TUCSUR, que a levou em 4 províncias e 7 cidades para reuniões, coletiva de imprensa e muita troca de informação. Obrigada TUCSUR.






Para saber mais sobre os 6 dias na Argentina:
https://www.facebook.com/search/top/?q=6%20dias%20de%20experi%C3%AAncias%20na%20argentina.


Canal  da pesquisa no Youtube com documentários e mini-curtas:
 https://www.youtube.com/channel/UCtAl1IO62NgGnL8Vi4-fupw

Todas as fotos pessoais são de autoria da Pesquisadora Elizabeth S. A. Coutinho Franco.
Outras autorias são citadas.

Todas as entrevistas possuem autorização de uso de imagem e conteúdo.

Blog com pesquisa licenciado para a proibição de venda.


Agradecimentos especiais a todos da comunidade rural que ajudaram e ajudam de alguma forma para o sucesso desse resgate.


3 comentários:

  1. Que belo trabalho, prof.a Elizabeth Franco! Quem não conhece a história de nossa região, aprenderá, e quem conhece descobrirá mais. É encantador e de relevância

    ResponderExcluir
  2. Um trabalho espetacular!!!
    O resgate histórico e a identidade cultural do munícipe são de real relevância com esta ação. Parabenizo a idealizadora e os parceiros que contribuem com a realização deste projeto.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Elizabeth!!! Antes de mais nada quero manifestar o meu prazer e satisfaçåo em tê-la conhecido,pessoalmente, no I Encontro de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural do Leste Fluminense. Aproveito a oportunidade pra parabenizá-la pelo excelente trabalho prestado a São Pedro da Aldeia e também pela contribuiçåo em prol da preservação e resgate de nossa memória. Vamos trocar experiências. Parabéns ...

    ResponderExcluir